Terapia Ocupacional
O terapeuta ocupacional ajuda no desenvolvimento, recupera ou mantém habilidades que as crianças precisam para desempenhar as chamadas atividades da vida diária, levando em conta as particularidades de cada indivíduo, bem como o ambiente em que vivem.
Essas habilidades podem incluir, no caso de crianças, comer com colher, beber no copo, usar o banheiro e brincar com brinquedos apropriados para a sua idade, entre outras. Com as crianças, em particular, o terapeuta ocupacional procura atuar na estimulação e aquisição de habilidades motoras finas, intelectuais e afetivas.
O terapeuta ajuda a criança com síndrome de Down a se relacionar com o meio, intermediando e facilitando esse encontro – ou seja, ele é um especialista em ajudar as famílias a adaptar o ambiente para que a criança possa viver o dia a dia com confiança e se integrar à vida familiar.
Também é necessário que a família contribua com o trabalho do terapeuta ocupacional. Para isso, é importante conhecer as características de cada fase da vida da criança e o que é esperado dela em cada um desses períodos.
A Terapia Ocupacional utiliza a atividade como um instrumento terapêutico para avaliar o tipo de dificuldade seja no aspecto físico, mental ou social, que esteja interferindo no seu cotidiano.
O objetivo geral é estimular o desenvolvimento neuropsicomotor da criança com síndrome de Down através do brincar, vivências relacionadas com o seu cotidiano e de desempenho funcional nas atividades escolares (motoras gráficas e cognitivas), visando o ganho máximo de independência, funcionalidade e autonomia no ambiente escolar, familiar, social, de trabalho, de lazer e outros espaços de vivência do educando.
Os objetivos específicos são determinados de acordo com a faixa etária e com as reais necessidades de cada criança. São eles:
Planejar atividades para estimular o desenvolvimento neuropsicomotor;
Propiciar posturas adequadas para tais atividades;
Orientar a família quanto às atividades da vida autônoma e social;
Trabalhar aspectos cognitivos (atenção/concentração), perceptivos, coordenação motora global e fina.